Nucleo Contemporâneo de Psicoterapia

Seja um Profissional em Terapia Familiar

Curso On-line de
Formação em Terapia
Familiar Sistêmica
Contemporânea

Abordagem

Perspectiva sistêmica com ênfase no Construcionismo Social, nas Práticas Narrativas e Colaborativo-Dialógicas.

Quem pode fazer parte?

Estudantes e Profissionais de nível superior

Estágio Supervisionado

Duração: 18 meses

Duração

2 anos

Carga horária

360 horas

Aulas Quinzenais

Sexta das 8h às 16h

Quais são os diferenciais deste curso?

O curso promove uma experiência que alinha teoria e prática, dessa forma, os alunos poderão:

  • Excelente equipe de professores reconhecidos em suas áreas de atuação;
  • O curso promove uma experiência que alinha teoria e prática;
  • Oferece 180 horas de práticas e vivências, dentre essas 100 horas de atendimentos clínicos com equipe reflexiva e supervisão;
  • Disponibiliza ao aluno da Formação uma Clínica-Escola com supervisão para atendimentos de Casais e Famílias da comunidade;
  • Ênfase em temas e questões específicas e atuais de casais e famílias;
  • Foco na formação da pessoa do terapeuta para que o aluno se sinta seguro e apto a atender famílias, através do genogramas, FOT e FAT;
  • Proporcionamos experiências vivenciais para unir a teoria à prática. A teoria é vivenciada!

Equipe do Núcleo Contemporâneo de Psicoterapia

Rosane Porto

Diretora e Coordenadora
Psicóloga Clínica, Mestre em Psicologia, Terapeuta de Casais e Famílias, Certificação Internacional em Práticas Colaborativas, Diretora do Núcleo Contemporâneo de Psicoterapia, Atual Presidente da Associação de Terapia de Família do Rio de Janeiro/ATF-RJ, associada ABRATEF.

Liliane Cunha

Coordenadora

Psicóloga clínica, Especialista  em Luto, Terapeuta Narrativa,  Terapeuta de Casais e Família,  Certificação Internacional em  Práticas Colaborativas (ICCP),  membro titular da ATF-RJ /  ABRATEF. Associada do  Instituto Noos.

Luciana Schmitt

Coordenadora

Psicóloga Clínica,  Psicopedagoga,  Especialista em RH,  Terapeuta de Casais e  Famílias, Membro Titular  da ATF-RJ / ABRATEF.

Ana Paula de S. F. Esquivel

Assistente de Coordenação

Doutora em Ciências, Psicoterapeuta Familiar e Comunitária, Pesquisadora na Área de Álcool e Outras Drogas, Psicóloga Clinica, Unidade de Dependência Drogas-AFIP/Departamento Psicobiologia-Dimesad-UNIFESP. Ativista Social, Coordenadora Coletivo Intercambiantes Brasil – Núcleo SP

Conceição Martins

Secretária

Doutora em Ciências, Psicoterapeuta Familiar e Comunitária, Pesquisadora na Área de Álcool e Outras Drogas, Psicóloga Clinica, Unidade de Dependência Drogas-AFIP/Departamento Psicobiologia-Dimesad-UNIFESP. Ativista Social, Coordenadora Coletivo Intercambiantes Brasil – Núcleo SP

Amanda Guimarães

Núcleo de Mídias
Produtora de Conteúdo Audiovisual e Social Media. Especialista em Inbound Marketing e Redatora de marketing. Graduada em Jornalismo e Publicidade, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 
 

Professores e Palestrantes Convidados

Eloísa Vidal Rosas

Psicóloga, formadora em terapia de família e casais, mestrado em Comunicação na ECO/UFRJ. Professora convidada em instituições do Brasil e Argentina.

Gizele Bakman

Psicóloga, doutora em psicologia social/UERJ, terapeuta sistêmica de família e casal ITF/RJ, especialista em atendimento de crianças e adolescentes/IPUB.

Leonora Corsini

Psicóloga, terapeuta de família, doutora em psicologia social pela UFRJ, facilitadora de processos coletivos, associada ao Instituto Noos.

Rosana Rapizo

Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da UERJ, terapeuta de família e facilitadora de processos coletivos, autora de Terapia de Família da Construção à Instrução e Entre Laços e Nós: conversando sobre divórcio.

Alan Bronz

Psicólogo, terapeuta de família e casal, mestre em psicologia clínica. Ministra cursos sobre metodologias para prevenção de violência intrafamiliar e de gênero. Associado ao Instituto Noos.

Pedro Martins

Psicólogo pela UFU, Mestre e Doutor pela USP. Sócio-fundador do Intervenções Terapêuticas e membro associado do Taos Institute. Psicólogo clínico em Uberlândia, MG, atende indivíduos, famílias e casais. Foi pesquisador no Lab.de Pesquisa e Estudo em Práticas Grupais da FFCLRP-USP e na University of New Hampshire, Estados Unidos da América.

Regina Jardim

Psicóloga, mestre em psicologia clínica, professora agregada do Departamento de Psicologia e do CCE da PUC-Rio, terapeuta de família e praticante narrativa. Membro titular da ATF-Rio.

Lúcia Helena Abdalla

Psicóloga Clinica, Terapeuta de Família e diretora do Instituto Reciclando Mentes. Especialista em Terapia Narrativa e Trabalho Comunitário pelo Dulwich Centre/AU, e em Saúde Mental Infanto-Juvenil pela PUC RJ. É membro associado do Taos Institute e da Associação Brasileira de Terapia de Familiar.

Adriano Beiras

Psicoterapeuta, Psicólogo, Doutor Europeu em Psicologia Social pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Espanha. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Terapeuta de Casais e Famílias (Familiare Instituto Sistêmico). Especialista em Psicologia Clínica (CFP). Editor Coordenador da Revista Nova Perspectiva Sistêmica (NPS). Professor Adjunto do Departamento e da Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Supervisor Clínico. Membro associado do The Taos Institute, EUA.

Gláucia Tavares

Psicóloga clínica, atendimentos a adultos, casais e famílias. Mestre em Ciências da Saúde pela Fac Medicina da UFMG, cofundadora e presidente da Rede API - Apoio a Perdas (Ir) reparáveis, Certificada em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo TAOS Institute.

Solange Diuana

Psicóloga clínica e jurídica; Terapeuta de família e casal; Coordenadora do Grupo de Apoio Café com Adoção; Associada titular da Associação de Terapia de Família do Rio de Janeiro e da Associação Brasileira de Terapia Familiar; Organizadora e coautora de livros ligados à família e à adoção. Consultora da série Histórias de Adoção produzida pelo canal GNT.

Eduardo Mourão Vasconcelos

Psicólogo com mestrado em Ciência Política, doutor em políticas sociais e pós-doutor. Professor associado aposentado da Escola de Serviço Social da UFRJ. Foi fundador e hoje é coordenador emérito do projeto de pesquisa e extensão Transversões (Saúde Mental, Desinsti-tucionalização e Abordagens Psicossociais).

Uma das lideranças dos movimentos de reforma psiquiátrica e antimanicomial no país. Desenvolve projetos e publicações para o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, Conselho Nacional de Direitos Humanos e Organização Pan-Americana de Saúde.

Cecília Cruz Villares

Cecília Cruz Villares é terapeuta ocupacional, mestre em Saúde Mental e terapeuta familiar pelo Instituto Familiae de São Paulo, certificada na abordagem de Diálogo Aberto pelo Institute for Dialogic Practice de Nova York, cofundadora da ABRE (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Pessoas com Esquizofrenia), diretora do Instituto NOOS (2022-2023), onde coordena atividades clínicas e o Certificado em abordagens dialógicas e Diálogos Abertos em Saúde Mental.

Paula Ayub

Paula Ayub é psicóloga (1989) e terapeuta de Família (2000 - membro da Associação Brasileira de Terapia Familiar – ABRATEF), fundadora e mantenedora (1992) do Centro de Convivência Movimento (CCM – www.ccmovimento.com.br), local especializado no atendimento de autistas com nível de suporte 3 e graduada pelo Certificado Internacional de Práticas Colaborativas ICCP – 2012).

Eroy Aparecida Silva

Doutora em Ciências, Psicoterapeuta Familiar e Comunitária, Pesquisadora na Área de Álcool e Outras Drogas, Psicóloga Clinica, Unidade de Dependência Drogas-AFIP/Departamento Psicobiologia-Dimesad-UNIFESP. Ativista Social, Coordenadora Coletivo Intercambiantes Brasil – Núcleo SP

Informações Técnicas do Curso

Fundamentação teórica
  • A Terapia de Família Contemporânea privilegia a perspectiva Construcionista Social e as Abordagens Colaborativo-Dialógicas.
  • Propõe a reconstrução dos significados das narrativas de vida das pessoas através do estabelecimento de uma parceria conversacional entre os envolvidos com respeito as diferenças e autenticidade.
  • Apresenta os recursos e teorias clássicas e atuais em terapia familiar, privilegiando a perspectiva construcionista social e as abordagens narrativas e colaborativo-dialógicas
  • Ênfase na formação da pessoa do terapeuta, nas atitudes que promovam a construção de uma relação terapêutica respeitosa e autêntica, e possibilitem ressignificações das histórias de vida das pessoas.
Objetivos específicos
  • Contextualizar historicamente o desenvolvimento da terapia de família para a compreensão da construção das bases epistemológicas novo-paradigmáticas no Brasil e no mundo.
  • Apresentar os conceitos pós-modernos do Construcionismo Social, das Práticas Narrativas e Colaborativo-Dialógicas como possibilidades e recursos terapêuticos relacionais com experiências vivenciais e práticas clínicas.
  • Desenvolver habilidades e competências através das práticas e atendimentos clínicos supervisionados a famílias e casais da Clínica-Escola do instituto.
Metodologia
  • Curso on-line
  • Aulas teóricas, práticas e vivenciais
  • Atendimentos na Clínica-Escola de casais e famílias com equipe reflexiva e supervisão
Conteúdo Programático
  • História da família e da terapia de família: principais escolas de terapia familiar – teorias e recursos terapêuticos;
  • Evolução do pensamento sistêmico: Teoria da Comunicação; Primeira e Segunda Cibernética; Teoria da Complexidade; Biologia do Conhecimento; Cibernética de segunda ordem; giro linguístico;
  • Novos paradigmas;
  • Perspectivas e práticas novo paradigmáticas em terapia familiar: Construcionismo Social; Coterapia; Processos Reflexivos; Terapia Narrativa; Práticas Colaborativo-    Dialógicas;
  • Trabalho com a pessoa do terapeuta: Ciclo Vital; Genograma,  Família de Origem(FOT), Família Atual(FAT);
  • Terapia de casal: segredo, traição, divórcio,  litígio e finanças familiares; novas conjugalidades
  • Famílias com crianças, adolescentes, idosos e filhos adultos;
  • Famílias nucleares e extensas, de recasamentos, monoparentais, adotivas, homoafetivas, multiculturais e globalizadas;
  • Recursos terapêuticos para atendimento a casais e famílias;
  • Transtornos psiquiátricos e uso prejudicial de substâncias;
  • Violência intrafamiliar, identidade, gênero e sexualidade;
  • Adoecimento e luto;
  • Contextos sociais e ética
  • Tecnologia, mundo virtual, e outras questões; contemporâneas
  • Metodologia de pesquisa e escrita acadêmica.
Recursos utilizados

Todas as aulas e atendimentos serão realizados através de plataforma on-line. Zoom.

Certificação

Certificados emitidos pelo Núcleo Contemporâneo de Psicoterapia  reconhecido pela Associação Brasileira de Terapia Familiar (ABRATEF).

Requisitos para a certificação:

  • 80% de presença nas aulas;
  • Entrega e apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso;
  • Entrega da documentação exigida: diploma de graduação e documentação cadastral;
  • Quitação de todas as parcelas do curso.

TURMA 2024

Inscrições abertas.